Nas últimas semanas, muito vem sendo falado sobre o fim da escala 6×1, essa que deve reduzir a jornada dos trabalhadores brasileiros, aumentando o tempo de descanso e diminuindo a carga de trabalho semanal.
A proposta de emenda à Constituição (PEC) com autoria da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), prevê que a carga de trabalho seja reduzida de 44 horas semanais para um total de 36 horas.
Com a pressão em cima da possível aprovação da PEC, a deputada já conseguiu as assinaturas necessárias para que ela seja protocolada e assim iniciou-se um debate sobre a mudança.
Veja a seguir todos os principais detalhes sobre o fim da escala 6×1 e entenda o que ela pode mudar na rotina trabalhista.
A escala 6×1 é considerada como o modelo de trabalho convencional e comumente adotado por muitas empresas, o funcionário trabalha por 6 dias consecutivos e, em seguida, tem 1 dia de folga.
Ou seja, geralmente o colaborador vai trabalhar de segunda a sábado e folgar durante um dia inteiro, que nesse caso seria no domingo. Lembrando que os dias de folga podem ser combinados entre as partes.
O total da escala 6×1 geralmente fica em 44 horas semanais totais, essa que segundo a legislação atual, não pode ser ultrapassada.
A quantidade de horas semanais pode ser divida de várias formas diferentes, sendo as mais comuns de 7 horas e 20 minutos por dia, ou, 8 horas de seg-sex e aos sábados com carga reduzida.
Com a PEC, a solicitação é que a carga horária de trabalho máxima deixe de ser 44 horas, para um máximo de 36 horas semanais.
A forma prevista para que isso aconteça seria através da escala do tipo 4×3, onde o trabalhador iria trabalhar por 4 dias e tirar três dias de folga durante a semana.
Essa redução da carga de trabalho é prevista pela parlamentar sem alterar o salário recebido por esse trabalhador.
Enquanto para o trabalhador, o fim da escala 6×1 se torna algo bastante vantajoso e que pode trazer um estilo de vida mais saudável e livre, para os empresários e donos de pequenos negócios, isso se torna um verdadeiro risco.
Segundo o economista Pedro Fernando Nery, “as empresas podem deixar de contratar, ou até mesmo demitir. Alguns pequenos negócios poderiam fechar”.
Assim, ele afirma que uma mudança brusca e repentina na escala de trabalho poderia trazer danos severos à economia e riscos a alguns tipos de negócios.
O ideal, segundo diversos especialistas, é que essa carga horária seja diminuída aos poucos e adaptada conforme o modelo de negócio da empresa.
COMPARTILHE
> Você também pode gostar
Você quer saber se um MEI precisa de contador? Nesse texto vamos mostrar se um microempreendedor precisa dessa ajuda extra e porque. Quando comparado com...
Para abrir uma empresa de qualquer setor, o termo endereço fiscal é bastante utilizado, pois o mesmo é usado para abrir um CNPJ, e também...
A contabilidade para franquias abrange, de forma geral, o controle das finanças de uma empresa, assim como a administração das receitas, despesas, impostos, e muitas...
A moeda DREX é a nova moeda digital brasileira, prometendo trazer uma mudança direta no mercado financeiro. As letras da sua sigla significam real, digital...
Centro Comercial Bella Citta – Av. Ewerson de Abreu Sodré, SALA 21 – Muquiçaba, Guarapari – ES, 29215-010
Araújo Contabilidade é uma empresa de GUARAPARI – ES que atende em todo o território nacional.
Seg a Sex das 8:00 às 18:00.
Finais de semana e feriados – FECHADO.
Araújo Contabilidade
Nos envie uma mensagem, será um prazer tirar todas as suas duvidas.
Desenvolvido pelo Elementor